sexta-feira, 30 de março de 2012

História Dos Portáteis

Mattel AutoRace - 1976

Sim, a mesma fabricante da Barbie foi quem começou essa saga. Esse console usava uma alavanca que se deslocava para os lados, e o jogo consistia em desviar de obstáculos que apareciam na tela. Você vai entender melhor se ver o gameplay desse dinossauro, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=isejBX1Tyjk


Microvision - 1979

Esse foi o primeiro portátil a contar com a tecnologia de cartuchos removíveis para ter uma maior variedade de jogos. Foi feito pela Smith Engineering, e não chegou a ser um grande sucesso, mas por ter introduzido o conceito dos cartuchos removíveis merece espaço aqui.


Game & Watch - 1980

Semelhanças com o DS NÃO são meras coincidências. Game & Watch foi o primeiro portátil da Nintendo, contava com duas telas e um D-Pad,sim, isso que você vê no seu moderníssimo DualShock veio do Game & Watch. Foi nele que surgiram dois dos maiores mascotes da Nintendo: DK e Mario. O responsável por ele era Gunpei Yokoi.


Game Boy - 1989

Esse foi o maior responsável pela popularização global dos portáteis. Era alimentado por pilhas, possuia suporte para conexão com Link-cable, uma paleta de cores 2-bit,cartuchos removíveis, mas o mais importante: uma imensa lista de jogos de qualidade. Foi nele que surgiu a franquia Pokémon, que era a febre do console, e muitas vezes o motivo para se comprar um Game Boy. Mesmo com a enorme concorrência do Atari Lynx, lançado no mesmo ano, que já apresentava cores multicromáticas, e muitos outros consoles semelhantes, o Game Boy se sobressaiu e se tornou um grande sucesso. Se você hoje joga um portátil deve agradecer ao GB.


GameBoyColor - 1998

O sucessor do original tinha como principal principal diferencial o que traz no nome: sua paleta de cores com 32.768 possibilidades, alem de ter um processador 2 vezes mais rapido e memória 4 vezes maior que o original, o que resultava em jogos de melhor qualidade e mais fluidos. Nele surgiram continuações de Pokémon, The Legend of Zelda, Metroid, e outras grandes franquias da Big N. Juntos, GB e GBC venderam aproximadamente 118.690.000 de unidades no mundo.


Game Boy Advance - 2001

Mais uma vez, a Nintendo lançava um Game Boy. Desta vez, um console mais robusto, de 32-bit, suporte para 15-bit RGB, VRAM de 128 KB e WRAM de 256 KB. Um avanço e tanto, considerando que os jogos mais uma vez ganhavam em agilidade e complexidade. Mais duas versões foram lançadas, o SP, que tinha tela brilhante que possibilitava jogar no escuro, design similar aos celulares de flip e bateria de lítio recarregável.

O Game Boy Micro, que era apenas um Advance menor e com a "carcaça" personalizável, mas sem suporte para jogos do GB original e do Color, como tinha o Advance:

Como de costume, a Nintendo seguiu com suas grandes franquias, como Pokémon, Metroid, Zelda, Kirby, etc, e alguns remakes de jogos de SNES, como Yoshi's Island.Somando as três versões, GBA vendeu aproximadamente 81.510.000 de unidades. Mais uma vez a quantidade de concorrentes não superou a qualidade dos produtos da Big N. E o mais prazeroso era jogar em qualquer lugar, até no banheiro fazendo necessidades.


Nintendo DS - 2004

Mais uma vez, a Nintendo inova. O DS trazia duas telas, sendo uma touchscreen, conexão Wi-Fi para jogar com alguém sem necessidade de ligação por fios, dois processadores e 4MB de RAM, Opera Browser, MP3 Player, etc.Outro sucesso de vendas: O DS é o portátil mais vendido e o segundo console mais vendido, com aproximadamente 150 milhões de unidades vendidas, perdendo apenas para o PS2. A linha DS teve outras versões, como DS Lite, DSi, e DSi XL. Mais uma vez, sua grande biblioteca de jogos de qualidade lhe rendeu mais elogios, com muitas franquias já conhecidas e outras ascendentes, como Brain Age e Nintendogs.


PlayStation Portable - 2004

Eis que a concorrência ganha um reforço de peso. A Sony, que dominava o mercado de consoles de mesa com sua lenda PS2, lança um portátil poderoso: com 2 MB de VRAM, sistema de cores 24-bit, 32 MB de memória, suporte para Bluetooth, Wireless e Mini USB, conectividade com PS2 e 3 e UMD como formato de disco. Tem 4 modelos: 1000, 2000, 3000 e Go, sendo que esse último não tem suporte para as UMDs, e sim para Memory Sticks. Teve diversos jogos de sucesso, como os da série God of War, além de muitas adaptações de jogos de PS1. Aproximadamente 62 milhões de unidades foram vendidas, estando bem atrás de seu principal concorrente, o DS, mas ainda são números impressionantes. E é da Sony, num precisa dizer mais nada!


Dingoo - 2009

Pode não ser muito famoso, mas ele merece destaque por apostar em um segmento do mercado não muito explorado: os saudosistas. Este portátil possui suporte para aproximadamente 20 emuladores, incluindo os GBs, SNES, alguns jogos de PS1, Master System, e os antigos Ataris. Tem suporte para 9 formatos de video, 9 formatos de audio, 4 formatos de imagem, radio, blocos de texto, audio record, e o melhor: possui código open source para que a comunidade possa criar emuladores. É uma máquina completa, mas apenas para quem gosta de jogos antigos.


3DS - 2011 

Finalmente, os atuais. A guerra entre Nintendo e Sony vai se extender para os dias atuais, e cada uma tem um diferencial à oferecer. O 3DS, como o próprio nome já diz, é o primeiro portátil que oferece visão 3D estereoscópico tanto para jogos quanto para videos que o suportem, possui gráficos muito mais robustos em relação ao DS, suporte para os Miis - avatares personalizáveis do Wii - , Backward Compatibility com o DS, duas câmeras, sendo que uma tira fotos 3D e o Street Pass, que consiste em um sistema de troca de informações mesmo com o console em modo standby. Mais uma vez, a aposta da Nintendo está nas suas já consagradas franquias e em uma grande quantidade de desenvolvedoras interessadas em seu console.




Ps Vita 2012
Next Generation Portable, ou NGP, ou ainda PSP2! - 2011

Continuando seus investimentos no segmento dos portáteis, a Sony lançou este ano o NGP, que arrasou quarteirões por suas especificações técnicas, alta interatividade e versatilidade. Tem gráficos que podem ser facilmente equiparados aos do XBOX360, tela touchscreen de resolução 960x544, um TouchPad na parte de trás, duas câmeras, uma LiveArea intuitiva e "limpa", grandes jogos como Metal Gear Solid 4, Little Big Planet, Uncharted, Resistance, Killzone e Call of Duty e uma lista enorme de desenvolvedoras ja trabalhando em jogos para ele. Precisa de mais?




Matéria retirada,modificada e remasterizada do Baixaki Jogos


bY:Soul Master 4EVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário